terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP!: vivenciando a língua e respeitando a diversidade.













A oficina do TP1 ocorreu respectivamente nos dias 18 e 19 de novembro com o objetivo de discutir discutir sobre as variedades linguísticas, dialetos , registros equívocos. As atividades iniciais foram provocadoras, dinâmicas e instigaram discussões relevantes para a compreensão dos equívocos que ainda permeiam a prática escolar no que tange ao ensino da língua materna e o respeito às variedades linguísticas. Foram vivenciadas , situações reais de linguagem, retratando diversos dialetos e registros, evidenciados pelas caracteristicas que identificam seus respectivos falantes no contexto de enunciação da fala. O embasamento teórico para aprofundamento dessa temática foi ancorado na visão de Wanderley Geraldi , Marcos Bagno, vi Travaglia(texto de referência) e Dino Preti, numa abordagem sociolinguista da língua. Nas discussões, chegamos à conclusão de que ainda há muito preconceito que envolve uma ideologia dominante baseada na equivocada ideía de uma língua homogênea e que por isso, só há uma variedade de prestígio e apenas essa, a escola deve valorizar. Essa percepção dos cursistas demonstra que um novo quadro está se delineando nesse sentido e compreender o objetivo maior do ensino da língua que é desenvolver a competência discursiva do aluno é fundamental para desmistificar tais proposições. Portanto, se a língua é heterogênea e é instrumento revelador dos aspectos socio-politico-culturais de um povo, as diversas linguagens que representam seus falantes devem ser objeto de ensino dessa língua, a fim de que o aluno compreenda suas nuances, contextos, regularidades ,irregularidades, ideologias . Nessa perspectiva, vale salientar que as atividades sugeridas do AAA TP1 na oficina, vivenciam, através de diversas atividades , em contextos variados essas concepções. Aspecto, observado pelos cursistas na avaliação.

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