terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP5: estilo e coerência: formas de ser e de viver.











As atividades vivenciadas nessa oficina nos dias 21 e 22 de outubro proporcionaram momentos de ludicidade, muita interatividade, estilos diversos ,articulação de idéias e bastante coerência.
A exibição do texto "Palavras" suscitou uma reflexão para compreender a dimensão do poder das palavras ditas em seu contexto de enunciação. A atividade seguinte faz uma articulação entre coerência e estilo já que há a estruturação de um texto fatiado com um questionamento final que será respondido por várias vozes com estilos diferentes (Darwin, Caetano Veloso, Galvão Bueno, Zeca Pagodinho e outros) . Os cursistas deveriam associar os discursos às vozes ali representadas, caracterizadas por alguns elementos : formação, recursos linguisticos mais recorrentes, grupo social, posicionamento ideológico. Complementando a diversidade de estilos expostos na oficina, foi feita a audição de um "pouporri" com músicas de vários estilos. Nesse momento, até estilos de dança surgiram . Alguns cursistas soltaram a voz e o corpo. Momento lúdico e muito prazeroso.O referencial teórico traz um bom texto que fala sobre o papel que as diferentes palavras desempenham no discurso e a necessidade de atentarmos para isso. Após a leitura os cursistas deveriam sintetizar em uma frase o sentido do seu texto. É salutar fazer referência às atividades propostas no AAA; são extremamente ricas em estratégias e podem ser articuladas com outras atividades no ambiente escolar e do próprio TP que contemple o desenvolvimento de competências e habilidadesas necessárias para o processo de leitura e escrita. A sucessão de atividades analisadas possibiltou a percepção de que a coerência não se constrói apenas no texto , mas a partir dele, fornecendo pistas para a construção do sentido, levando em conta os aspectos intra e extralinguiísticos( organização das idéias no texto, gênero, finalidade, conhecimentos prévios do leitor, contextualização das informações) . O trabalho com o texto nessa perspetiva, fornece elementos para o desenvolvimento do domínio de habilidades da leitura e da escrita. Finalmente, as palavras utilizadas pelos cursistas para avaliarem a oficina foram: maravilhosa, alegre, esclarecedora, perfeita, ´significativa, coerente, estilosa, magnífica.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário