segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oficina Projeto/Portfólio: registrando saberes e fezeres




















O portfólio como registro e espelho do processo de aprendizagem.
Descoberta, construção, criticidade, reflexão,preocupação, desafio, experiência, aprendizagem, dinamismo, superação, envolvimento, ... Essas foram palavras que nortearam a oficina de Portfólio/Projeto ocorrida nos dias 07 e 08 de outubro. Nesse encontro, foi realizada uma dinâmica , demonstrando a necessidade de um trabalho articulado ,coletivo feito com o outro e para o outro, através da qual se estabeleceu a relação com a construção de um portfólio: é preciso que todas as partes estejam bem articuladas para atingir o objetivo final. Para fundamentação teórica do cursista, foi proposta a leitura dos textos: " O que é e por que usar portfólio" (Cedna Maria Lelis) e " O que é Portfólio". A atividade que foi o eixo central da reunião e demandou bastante tempo foi a construção do esboço de um portfólio, utilizando como temática todas as oficinas já vivenciadas . Foi um momento que exigiu mediação constante do formador, pois todas as dúvidas quanto a elaboração do portfólio final do curso, surgiram . O trabalho final apresentou um excelente resultado e proporcionou a vivência e a visualização das partes que compõem o portfólio . Na avaliação, reconheceram o encontro como um momento importantíssimo para subsidiá-los na construção do trabalho final, dando-lhes mais segurança e compreensão da função do portfólio como instrumento de avaliação e que esse, pode constituir-se uma forma criativa e significativa de registrar saberes e fazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário