terça-feira, 3 de novembro de 2009

OFICNA INTRODUTÓRIA














































OFICINA INTRODUTÓRIA - ESTUDO DO GUIA GERAL


EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES

12 e 13 de Agosto de 2009


Foi em um clima de muita expectativa para cursistas e equipe Gestar que nos dias 12 e 13/08 iniciaram-se as oficinas do Gestar II com a terceira turma 2009/2010 na escola polo Colégio Maria de Lourdes Veloso-Itabuna/Bahia.

Na entrada da escola foi colocado um grande painel, cuja imagem reflete o que pensamos sobre a função do Gestar na escola:um novo olhar, um novo caminhar no fazer pedagógico, através dos quais, sejam potencializadas práticas inovadoras e novas possibilidades para o fazer , o ser e o aprender contextualizado e significativo. Continuando esse clima de acolhimento, os cursistas foram alegremente recebidos com uma mensagem de Fernando Pessoa para reflexão posterior. A abertura foi feita pela coordenadora local Ana Pires e por mim, Marisete, formadora de Língua Portuguesa. No seu discurso de boas-vindas, a coordenadora falou a alegria e a confiança em iniciarmos o programa e ressaltou a necessidade do compromisso e do envolvimento de todos na proposta. Essa fala foi ratificada ainda mais no momento da assinatura do termo de compromisso para que os cursitas percebessem a seriedade do trabalho desenvolvido no curso. O roteiro das atividades seguiu a formatação já acordada por todos os formadores especialistas.

Por ser a primeira oficina, a atividade de estudo do Guia foi extremamente pertinente para que os cursistas pudessem visulaizar a estrutura organizacional do Gestar e a sua função pedagógica .

A exibição dos vídeos "O poder da visão" e o "Gestar Ação" proporcionaram reflexões participativas e enriquecedoras sobre a articulação da finalidade do Gestar e a necessidade de acreditar em novas possibilidades de mudanças.

Apesar de a freqüência ter sido baixa de acordo com o número de cursistas esperado, as oficinas foram vivenciadas de forma dinâmica, interativa e participativa como é a proposta do GESTAR.
Realizei as oficinas nas duas turmas: uma, na quarta/vespertino (Turma 03)e outra na quinta no turno matutino( Turma 04). Analisando o perfil das duas turmas, observei que a maioria possui graduação em Letras ou é especialista em áreas afins. Há poucas pessoas ainda cursando a graduação em Letras, mas que já atuam na área há muito tempo.Compondo ainda esse quadro, temos os coordenadores pedagógicos com formação em Pedagogia, diretores , vice, técnicos da DIREC que possuem graduação específica ou são Pedagogos . Portanto, em ambas as turmas temos um quadro heterogêneo, quanto à função de cada um no processo educativo, mas que garante a diversidade e riqueza na troca de idéias, concepções e com certeza,fomentará discussões enriquecedoras para serem redimensionadas às práticas pedagógicas no ambiente escolar.
Faz-se mister ressaltar o grau de expectativa dos participantes em relação ao Gestar, registrado nas avaliações do encontro. Todos resolveram participar do programa em busca de novas perspectivas que impulsionem o seu fazer pedagógico na relação ensino-aprendizagem. Propósito esse que se apresenta em consonância com o princípio de melhoria da qualidade da educação defendido pelo GESTAR e que evidencia uma procupação cada vez maior em fazermos o melhor para atingir esse fim.









12 e 13 de Agosto /2009
























Nenhum comentário:

Postar um comentário