domingo, 22 de novembro de 2009

OFICINA DE PROJETO: ensino renovado ,práticas significativas





Idealizar, projetar, lançar-se diante do novo, vislumbrar novas práticas que redimensionem o ensinar e o aprender foram reflexões vivenciadas nas oficinas de Projeto nos dias 26 e 27 de Agosto/2009 na Escola pólo Maria de Lourdes Veloso/Itabuna. O objetivo central dessa oficina foi discutir e planejar as Etapas de um Projeto de Trabalho a fim de orientar os cursistas para a elaboração e entendimento da concepção desse instrumento inovador de avaliação que será efetivamente aplicado em suas respectivas unidades escolares e que se configura em um dos instrumentos de avaliação do Programam GESTAR II. Segundo os cursistas, foi um momento muito significativo e esclarecedor, uma vez que alguns deles demonstraram ter dificuldades para elaborar um projeto e outros confessaram que fazem, mas não sistematizam e nem fundamentam suas idéias, ficam apenas nos procedimentos do senso comum e do espontaneismo. Foram abordaddos ainda, assuntos que estão imbricados com a concepção da Pedagogia de projetos : a interdisciplinaridade, a avaliação na perspectiva do desenvolvimento das competências e habilidades, contemplando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais,as inteligências múltiplas e a concepção de conhecimento como rede de significados . Para fundamentar tais concepções, tivemos como referenciais , os trabalhos de Nilbo Nogueira, Fernando Hernandez e César Coll. Na oficina, foram esclarecidas várias dúvidas acerca da elaboração deste instrumento, bem como sua aplicação de forma contextualizada, articulando as concepções teóricas com a prática, na sintonia do "aprender a fazer, fazendo" . Percebe-se pelas reflexões dos cursistas durante a oficina e pela avaliação , que esse momento serviu como elemento detonador para motivá-los e desafiá-los a uma nova proposta, que apesar de muitos já conhecerem, ainda é pouco vivenciado no espaço escolar como prática de aprendizagem. "Propiciou informações importantes para a construção de um bom projeto, dando-nos maior autonomia em sua elaboração. "; " Aguçou a curiosidade de saber se realmente sei planejar minhas aulas e fez-me refletir sobre as minhas práticas pedagógicas." “A oficina me propiciou a esperança de mudanças positivas no processo ensino-aprendizagem.” “ Já conhecia a Pedagogia de Projetos e luto para que funcione na unidade escolar onde trabalho. A minha esperança é que o Gestar venha tornar isso realidade.” Esses foram alguns depoimentos dos cursistas registrados no momento da avaliação,demonstrando que as reflexões da oficina geraram inquietações que podem provocar transformações significativas no processo ensino-aprendizagem.

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