domingo, 29 de novembro de 2009

Gêneros Textuais/ Textos e Contextos: espaços de enunciação









" Quanto melhor dominarmos os gêneros,tanto mais livremente os empregamos, tanto mais plena e nitidamente descobrimos neles a nossa individualidade ( onde isso é possível e necessário), refletimos de modo mais flexível e sutil a situação singular da comunicação; em suma, realizamos de modo mais acabado o nosso livre projeto de discurso" (BAKHTIN,2003)


Nos dias 9 e 10 de setembro/2009 os cursistas das turmas 03 e 04 foram convidados a mergulharem no universo da diversidade dos gêneros textuais( Oficina TP3 Unidades 9 e 10), iniciando com o lindo e híbrido poema de Roseana Murray " Classificados Poéticos", para em seguida, fazerem um passeio, observando as diversas modalidades de textos expostos na sala. Após esse momento, foram feitas reflexões acerca do material obervado: todos eram realmente textos? Como se materializavam? Em quais espaços de circulação social se manifestam? Qual a relação entre gênero e tipo textual? Qual é o principal objetivo do ensino de Língua Portuguesa (PCN)? Os textos expostos configuram-se em objeto de trabalho em suas respectivas salas de aula? As provocações geraram significativas discussões , através das quais, foi possível perceber que proposta do trabalho com os gêneros já faz parte da prática de alguns , mas que ainda precisa ser estabelecida em outras. Para fundamentar as discussões, foi lido o texto de referência de Antônio Marcuschi, cuja abordagem versa sobre a definição de alguns termos realacionados aos gêneros, como: suporte, contexto discursivo, funcionalidade, transmutação de gêneros, hibridismo e suporte, a fim de se compreender que todo texto se materializa em um gênero e por isso, faz parte de toda prática social discursiva, circulando na forma de textos orais ou escritos. Entender ainda que um gênero textual não se caracteriza apenas pela forma, mas sobretudo pela função. A articulação entre a teoria e a prática foi feita através de uma proposta de produção de atividade de leitura e escrita, utilizando cinco gêneros textuais diversos e ainda, análise dos Avançando na Pratica do TP 3 / AAA3 que proporcionaram momentos enriquecedores de troca de experiências e descoberta das possibilidades de uso efetivo em sala de aula do TP e AAA. Durante o encontro, foi ressaltado que o trabalho com gêneros parte de vários pressupostos, com diferentes autores. Contudo, o Gestar adota a concepção de Mikhail Baktin que concebe a língua em seus aspectos discursivos enunciativos e os gêneros,instrumentos que intermedeiam e integram as práticas às atividades de linguagem. Consolidando o final da oficina, foi solicitado que os cursistas materializassem através do gênero bilhete, a sua avaliação sobre o encontro: " Colega, a oficina de hoje foi trabalhosa, porém bastante enriquecedora. A análise e elaboração das atividades contribui bastante com a reflexão sobre a prática que, por sinal, foi bem atrelada à teoria."
"Foi maravilhosa. Descobri que os meus conceitos sobre gêneros textuais estão meio defasados. Cheguei a conclusão que o novo está transformando ou anulando o velho" " Foi maravilhosa. Bastante colorida. Isso chamou atenção para que essa idéia seja levada para sala de aula dando mais vida aos conteúdos e aprendizagens. "Foi bastante enriquecedora pois trocamos experiências de trabalho. ao confeccionarmos trabalhos, além de revisar conceitos, aprendemos outros." Acredito que as atividades e discussões realizadas nesse encontro, oportunizaram uma reflexão mais aprofundada sobre o trabalho com os gêneros textuais na escola, que deve ir além do reconhecimento e da reprodução das estruturas protótipas dos gêneros textuais , pois requer acima de tudo, perceber que os gêneros e os textos a eles pertencentes só podem ser produzidos, reconhecidos e compreendidos levando em conta as condições de produção dos enunciados em situações sociocomunicativas e dessa forma, considerar o texto em seu contexto para finalmente torná-los espaços de enunciação onde sujeitos produzem linguagem, propagam discursos, representam e interpretam a realidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário