domingo, 29 de novembro de 2009

Avaliação: múltiplos olhares, desafiadores caminhos.




















"Toda e qualquer ação avaliativa é carregada de intenções, reveladora de posturas de vida." (HOFFMANN,1988)



Avaliar constitui-se em um processo reflexivo de (re)construção permanente que envolve múltiplos olhares em relação ao eu e o outro. A escola, o aluno, o professor, o ensinar, o , aprender, o currículo oculto e a concepção de sociedade e sujeito que queremos formar são elementos norteadores do processo avaliativo que delinearam todas as discussões e atividades da Oficina sobre Avaliação ocorrida nos dias 16 e 17 de setembro respectivamente . O objetivo dessa , foi discutir sobre as formas de avaliar, sua implicações e resultados no processo ensino-aprendizagem, bem como conhecer e analisar o sistema de avaliação do SAEB que envolve Prova Brasil e ENEM. O encontro iniciou com reflexões bastante pertinentes sobre a temática da oficina: o poema "receita de olhar" e a análise de imagens que refletem as várias possiblidades de se perceber um mesmo objeto, um mesmo assunto, dependendo do enfoque e do olhar, articulando com a visão de cada cursista sobre a concepção de currículo e avaliação, inclusive demonstrando através de desenhos e comentários . Foram abordadas as concepções subjacentes em cada tipo de avaliação e a diferença entre os objetivos da avaliação interna e externa. Um momento rico de troca de experiências aconteceu quando em grupos, foram analisados alguns itens da Prova Brasil e do ENEM, articulando-os com os descritores e habilidades constantes na Matriz de Referência(LP) que norteiam ambos instrumentos avaliativos. Essa análise possiblitou uma reflexão e auto-avaliação sobre as práticas escolares em relação ao processo de desenvolvimento das competências leitora(Prova Brasil) e produtora de texto dos alunos ( ENEM) e a relação com os resultados do Brasil no processo das avaliações externas.Além disso, proporcionou a vivência enriquecedora do trabalho pautado no desenvolvimento de competências e habilidades tão necessário para a construção de uma aprendizagem significativa. Foram discussões profícuas norteadas por exemplos práticos (relatos de experiências pessoais) fundamentadas pelas idéias de Cipriano Luckesi, Jussara Horffmann, Edmar Rabelo. No registro da avaliação, algumas palavras marcaram a caracterização dessa oficina: dinâmica, esclarecedora, produtiva, polêmica, reflexiva e dasafiadora. É preciso portanto, termos múltiplos olhares para percorrermos desafiadores caminhos em busca de um processo avaliativo que contemple o aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a ser.






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