segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OFICINA TP4: Gestarletrando práticas cidadãs.



























"A língua deve entrar na escola da mesma forma que existe vida afora, ou seja, por meio de práticas sociais de leitura e escrita" (GOUVEIA, 2006)
"Os sonhos devem ser substantivamente políticos e adjetivamente pedagógicos."
(Paulo Freire)
O letramento se manifesta nas mais diferentes situações, espaços, e atividades da vida em contextos reais de comunicação no que diz respeito à fala , à leitura e à escrita. Essa foi a idéia chave que norteou todas as discussões e atividades práticas na Oficina do TP4 nos dias 31.09 e 01.10 com o objetivo de sistematizar e aprofundar reflexões acerca da proposta de letramento, vivenciando situações de leitura e escrita contextualizadas. Para tanto, o espaço onde aconteceu a oficina já dava indícios de um ambiente letrado, com diversas modalidades de textos, em situações variadas. Assim, desde o início da oficina, os passageiros cursistas "embarcaram " em uma viagem, rumo a compreensão dos aspectos que envolvem as práticas do letramento, iniciando no registro do diário de bordo, no qual deveria relatar passagens significativas do encontro. A música trabalhada no encontro,"meu caro amigo" retrata uma situação de comunicação na qual os interlocutores comunicam-se por conseguir adequar o contexto situacional à finalidade do discurso, escolhendo o gênero e a forma de dizer adequados ao momento histórico, caracterizando a proposta de letramento como elemento tranformador para garantir praticas cidadãs efetivas. Percorrendo ainda, os mares do letramento, os cursistas tiveram a oportunidade de vivenciar diversas situações(esquetes) , através das quais era evidenciada a dificuldade de interação entre os interlocutores, pelo nível de letramento de um deles. Após esse momento agradável e produtivo, no qual os cursistas se transformaram em verdadeiros artistas, foi feita a leitura do texto de referência do TP, cuja abordagem da autora, orienta para o entendimento do conceito de letramento, alfabetização e escolarização , enfatizando a relação entre o conhecimento da palavra escrita e a escolarização, evidenciando que o letramento vai além do espaço escolar, ultrapassa os limites da sala de aula e da decifração do código escrito . Para articular os conhecimentos teóricos à prática, os cursistas elaboraram atividades , contemplando a proposta de letramento e atentando para questões que privilegiassem o desenvolvimento de habilidades no que se refere à leitura e produção de texto. A Matriz de Referência do Prova Brasil foi utilizada como elemento norteador para as práticas de leitura significativa. Vale salientar que a exploração das atividades do Avançando na prática e do AAA foi enriquecedora ,elucidando dúvidas de como trabalhar atividades práticas na perspectiva do letramento. É importante , portanto, que a escola crie um contexto de letramento, planejando situações didáticas que oportunizem a plena participação real do aluno no universo letrado para formar leitores e produtores de texto proficientes, capazes de dizer, escrever sua palavra, expressar pontos de vista , potencializando o domínio das diversas linguagens.

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