terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP6: devendando o poder da linguagem.

















"O uso da linguagem é essencialmente argumentativo" (KOCH,2004)

" Ao lidar com a língua escrita, seja lendo ou escrevendo, toma-se consciência de duas coisas simultaneamente: do mundo e da linguagem. A língua serve exatamente para isso. para o discurso sobre o mundo" (GOUVEIA,2006)


A proposta dessa oficina ocorrida em 11 e 12 de novembro apresentou como foco refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias relacionadas ao planejamento de escrita. Todas as atividades realizadas tiveram como eixo norteador o processo da argumentação, como instrumento essencial em todo ato de enunciação, partindo do pressuposto de que comunicar é agir sobre o outro, ou seja, é levá-lo a crer e a fazer . Desse modo, todo recurso linguístico que visa persuadir o interlocutor é um argumento. Para corroborar essa idéia, foram trabalhados no encontro, textos de diversos gêneros cuja finalidade é convencer e para isso, são utilizadas estratégias de argumentação adequadas ao contexto de uso e seus prováveis interlocutores. O texto de referência de Platão & Fiorin embasa essa concepção e discorre sobre os tipos de argumentos e a força ilocutória presente no discurso argumentativo. A todo momento, o cursista foi provocado a defender e a se posicionar sobre um fato, uma proposição.Esse processo foi permeado pela conscientização da necessidade do planejamento do texto escrito , uma vez que para se escrever deve-se ter um interlocutor, um objetivo, um assunto, linguagem adequada, um gênero onde será materializada a idéia defendida. A proposta de produção foi vivenciada através da elaboração de um texto com cunho argumentativo, mas materializado em diversos gêneros (outdoor, carta familiar, classificados,prospecto, carta enigmática) e todos direcionados a um interlocutor específico.As produções revelaram verdadeiros artistas no ato do convencimento e as estratégias utilizadas atentavam para todos os aspectos envolvidos no processo de produção. As etapas de planejamento foram evidenciadas a cada construção e os cursistas perceberam que esse tipo de trabalho de forma sistemática em sala de aula possibilita uma maior autonomia ao aluno no ato de sua escrita podendo assim,opinar, dizer a sua verdade, expor suas ideias e verdadeiramente agir sobre o mundo.

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