terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TP2: Refletindo antigos conceitos e ressignificando concepções










A oficina do TP2 propõe como objetivo discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise linguistica e trouxe à tona antigos e polêmicos conceitos associados a outras possibilidades de um trabalho efetivo com a língua. Indubitavelmente esse ainda é um dos assuntos mais discutidos entre linguistas, gramáticos, professores de Língua Portuguesa e pessoas preocupadas com educação, uma vez que a língua tem uma dimensão social e política e a gramática é o elemento que norteia todo o processo de interação verbal, pois sem ela, o ato comunicativo não se conctretiza. Nessa perspectiva, delineou-se esse encontro rico em discussões, posicionamentos críticos, abordagens teóricas e vivência de atividades que contemplaram a funcionalidade da gramática. A fundamentação teórica foi norteada pelas ideías de Irandé Antunes, Travaglia, Maria Helena Moreira Neves, Sírio Possenti e Magda Soares. Discutimos sobre os diversos conceitos de gramática e percebe-se que ainda há uma grande confusão no que se refere ao termo " gramática" que para muitos, é sinônimo exclusivo da gramática normativa, o que demonstra a ausência de um trabalho que contemple a função sociocomunicativa da língua. A gramática deve estar a serviço do texto e não o texto a seviço da gramática, usado apenas como pretexto para estudo das normas que regem a gramática. Nessa visão desconsidera o trabalho com a linguagem partindo de um processo de interlocução, envolvendo as práticas de letramento. No decorrer da oficina, foi salientado que o ensino da língua deve ser pautado em quatro eixos básicos: o trabalho com a oralidade, com a escrita, com a produção de texto e a análise linguistica. Para tanto, deve-se partir da produção de texto do aluno, em situações reais de comunicação e assim trabalhar na perspectiva das gramáticas: interna, descritiva, normativa, privilegiando cada ensino adequando-o ao contexto. A atividade de correção de um texto do texto do aluno, na perspectiva da interação discursiva, do nível de textualidade e na utilização dos padrões gramaticias da escrita, propiciou uma compreensão acerca do ensino produtivo, reflexivo e prescritivo da língua. " Foi dinâmica , interativa e esclarecedora". " Me senti provocada sobre um assunto já ãto desgastado" . "Foram reflexões teóricas pertinentes para a prática". O estudo das várias concepções de gramática proporcionou uma abertura para várias possibilidades quanto a critérios que devem ser seguidos no momento das avaliações escritas." Essas, foram algumas avaliações registradas pelos cursistas quando foram provocados a soltarem a língua para avaliação da oficina.

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